sexta-feira, 30 de março de 2007

A FLORESTA TEMPERADA



Ao silêncio do Inverno segue-se uma explosão de cores e sons primaveris...


A diferenciação estacional nas florestas temperadas é bastante acentuada. A Primavera é caracterizada pelo verde intenso das folhas e pelas mais variadas flores. A folhagem das árvores, que no Verão é verde, começa, na chegada do Outono, a tomar tons avermelhados, acabando por cair.

Há milénios que o Homem se tem concentrado, preferencialmente, no hemisfério norte, onde têm surgido os mais importantes progressos da sociedade. As grandes variações térmicas e as alterações climáticas agem como estínulo a uma contínua adaptação dos organismos vivos. Os animais e as plantas, pela contínua luta com o ambiente, muitas vezes hostil, sofrem constantemente um processo evolutivo, de forma a tornarem-se aptos a enfrentar o dinamismo ambiental.

A intervenção do Homem nas regiões temperadas tem destruído vastas áreas de floresta, para utilização dos solos na agricultura, pelo que, actualmente, a floresta temperada, com características primitivas está limitada a poucos milhares de quilómetros quadrados. A diminuição da área florestal implicou a redução da população animal nessas regiões e muitos deles modificaram o seu regime alimentar, que, em parte, é constituído pelo que conseguem no solo aberto e cultivado pelo Homem.


Amendoeiras em flor, Foz Côa, 2007









A fauna da floresta temperada é constituída por espécies de pequeno porte que migram ou hibernam. As aves são, predominantemente, migradoras, como o pica-pau verde, alguns pequenos mamíferos, répteis, anfíbios, moluscos e artrópodes. Os roedores que não se delocam, tal como as lebres e os esquilos, trocam de pelo com a chegada do inverno, mas o índice de mortalidade é muito elevado quando chega o frio. A marmota, que é um pequeno herbívoro roedor hiberna, tornando-se uma presa fácil para os predadores. A comunidade ecológica animal da floresta temperada é constituída por lobos, raposas, javalis, cervos, infelizmente, quase todos, actualmente, em vias de extinção.


Nos riachos, charcos e lagoas das águas das florestas temperadas, existem peixes, rãs, salamandras, sapos e grande variedade de insectos.


A floresta temperada é um ecossistema constituído por comunidades de plantas, animais e microorganismos que interagem com o ambiente não vivo como uma unidade funcional. O Homem faz parte integrante do ecossistema, o que llhe fornece uma grande variedade de benefícios, contribuindo para o seu bem-estar, onde se incluem serviços de:
PRODUÇÃO - alimentos, combustíveis, água potável e recursos genéticos;
REGULAÇÃO - clima, controlo da erosão, doenças humanas e purificação da água;
SUPORTE - produção primária, produção de oxigénio, formação de solo;
CULTURAIS - enriquecimento espiritual, desenvolvimento cognitivo e experiências de reflexão, de recriação e estéticas.

A Biodiversidade é constituída pelos organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais esses organismos fazem parte. Os produtos da biodiversidade incluem muitos dos serviços produzidos pelos ecossistemas, como alimentos e recursos genéticos, pelo que as mudanças da biodiversidade influenciarão todos aqueles serviços. No entanto, é de realçar o valor intrínseco da diversidade das espécies vivas independentemente do papel importante que a biodiversidade tem no fornecimento de serviços pelos ecossistemas.
As mudanças dos ecossistemas pode ter pouco impacto em dias ou semanas, mas apresentam um impacto marcante no decurso dos anos, década após década. De acordo com Millennium Ecosystem Assessment, conforme referenciado em "Ecosystems and Human Well-Being: Biodiversity Synthesis", a floresta temperada apresenta impactos negativos na biodiversidade, nomeadamente:

  • elevada mudança de habitat, com itendência de mpacto decrescente;
  • baixa mudança climática, com tendência de crescimento muito rápida;
  • baixas espécies agressivas, com tendência de crescimento muito rápido;
  • moderada exploração, com tendência de impacto continuado;
  • poluição (nitrogénio e fósforo) moderada, com tendência de crescimento muito rápido.

As regiões de floresta temperada mostram tendências de subidas acentuadas em alterações climáticas, espécies invasoras e poluição, o que influenciará, muito negativativamente, a curto prazo, a biodiversidade dessas regiões, se não forem tomadas medidas adequadas e urgentes.


É preciso contrariar os impactos negativos sobre a biodiversidade se quisermos continuar a ver as explosões de cores e a ouvir os sons primaveris, a seguir ao silêncio do Inverno....

17 comentários:

Anónimo disse...

essa pagína da internete é muito boa para estudante do ensino médio continuen renovando!
valeu!

Unknown disse...

Cledimara, sem querer ofender, mas é "página", "internet" e "continuem" as palavras certas, viu?

Legal esse site.

Anónimo disse...

esse site axa-se td que vc precisa em relação a biologias e outros....

Anónimo disse...

Deviam fazer td em resumo q fik + fácil!!!rsrsrsrs

Anónimo disse...

Belo comentário, esse site eh 10!

Anónimo disse...

Gostei muito dessa página, explica direitinho e relaciona bem com o conteúdo, não é como qualquer resumo que você encontra na internet, realmente te ajuda a entender.

Anónimo disse...

essé site é bom, tem de tudo mais essa letrinha minuscula que ta ruim rsrsrsrs

Mariana Banana disse...

Amei, me ajudou no meu trabalho e tirei 10!!! Vcs são d+!!!!!!

Mariana Banana disse...

Eu escrevi de novo, pq queria fazer um breve comentario... A letra esta muito pequena ajuste-a, e todos iram achar otimo, e não reclamar

Anónimo disse...

gostei...mais da proxima vez dá pra almentar um poquinho a letra?

Anónimo disse...

Gostei!

Anónimo disse...

que letra pequena...
podeia resumir um pouco mais...

Diário de uma garota disse...

é so apertar ctrl mais q a letra fica melhor!

jackson disse...

mto bom , to resumindo pro meu trabalho

aLINE disse...

Muito bom , SO AQUI EU CONSEGUI ACHAR OS PROBLEMAS DA FLORESTA TEMPERADA! PARABÉNS

Anónimo disse...

valeuu!! mto obg!1 ameiii!!!

Anónimo disse...

gostei