sexta-feira, 30 de março de 2007

MAMÍFEROS EM EXTINÇÃO

ALTERAÇÕES AMBIENTAIS PROVOCADAS PELO HOMEM TÊM LEVADO MUITOS ANIMAIS AO DESAPARECIMENTO

Os mamíferos desde o seu aparecimento há cerca de 180 milhões de anos, foram evoluindo e adaptando-se ao meio ambiente. Mas, nunca, tantas espécies de mamíferos desapareceram ou estiveram em vias de extinção.
A responsabilidade recai, quase exclusivamente sobre o homem, que corta as florestas, lavra os terrenos, drena os pântanos, desvia o leito dos rios, restringe consideravelmente o habitat dos mamíferos.

O grau de interferência do homem é tão grande, que provoca um desiquilíbrio profundo na biosfera, com consequências para a própria humanidade, provocando grande diminuição de reservas naturais, quer vegetais, quer animais.
Existe uma relação directa entre o aumento da população humana e o número de espécies extintas, por duas causas fundamentais:
-destruição directa - provocada pela caça intensa, como desporto ou para conseguir carne, couro;
-destruição indirecta - provocada pela alteração do habitat de muitas espécies através da destruição de florestas e de campos e do crescimento das cidades.

A Europa e a América do Norte são as regiões do globo que sofreram maiores transformações no ambiente natural. Há um milhar de anos atrás o continente europeu era coberto de extensas florestas, hoje desaparecidas. A fauna sofreu uma redução drástica, em especial, as espécies de grande porte, tais como, o alce, o bisonte, o urso, o lobo, o lince, hoje em número muito reduzido e só limitado a áreas muito restritas.

O único grande bovídeo que ainda sobrevive na Europa é o bisonte, actualmente confinado, sob severa protecção, nas florestas de Bialowieza (Polónia), em alguns parques da Rússia e na Suécia e nos Jardins Zoológicos de todo o mundo.
O bisonte deixou de existir no estado selvagem na década de 1920, perseguido por doenças, pelos predadores e, principalmente, pela civilização que alterou e destruiu o seu habitat.

Nos Estados Unidos e no Canadá o número de bisontes americanos diminuiu drásticamernte devido à intensa caça a que foram submetidos para proporcionar carne aos construtores dos caminhos de ferro. Estes herbívoros podem chegar a pesar uma tonelada e medir três metros de comprimento e dois metros de altura. Caracterizam-se pela bossa no pescoço e pelo grande colar de pele lanosa. No Inverno, alguns rebanhos deslocam-se para zonas mais quentes em busca de alimento, enquanto outros escavam na neve para encontrar pequenas zonas de pasto. No verão os machos lutam ferozmente pelas fêmeas. O seu tempo de vida é de 30 a 50 anos. Hoje, nas pradarias do longínquo oeste americano, já só restam cerca de 2500 exemplares.

Na Ásia observa-se um discreto equilíbrio da fauna, dado o respeito religioso pelos animais. No entanto, ao sul da Ásia o rinoceronte sofre uma caça intensa e absurda, por se acreditar nas qualidades mágicas e curativas dos seus cornos e de outras partes do corpo. O rinoceronte da Índia é a variedade maior deste animal em toda a Ásia. Tem um único corno, que chega a medir 40 centímetros. De facto não é verdadeiramente um corno, mas um feixe de pelos fortemente unidos entre si. Este animal tem uma altura semelhante à de um touro e pesa mais de duas toneladas. A sua pele é muito grossa, com pregas profundas que parecem placas de blindagem e protuberâncias semelhantes a rebites. Com este aspecto é natural que muitos pensassem tratar-se de um animal couraçado. De facto, um rinoceronte em investida parece um tanque de assalto. Infelizmente a "armadura" não o protege das balas dos caçadores que o procuram para vender a sua pele, os seus cascos e, especialmente, o corno, muito apreciado pelos curandeiros orientais. O seu tempo de vida oscila entre os 30 e 47 anos. Actualmente restam uns mil rinocerontes na Índia, que vivem em reservas protegidas.


Fontes:
Enciclopédia da Ciência Ilustrada, Abril Cultural,1973, p.3244-3247, Vol.10;
http://sotãodaines.chrone.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que quem polui o ambiente não deve fazê-lo porque também está a tirar vida aos seres vivos, não só como as pessoas como também as árvores, as plantas, as flores, os animais, etc.
Está um site fantástico!!!
Bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu concordo contigo!
Bjs para o site, está fantástico!!!

Anónimo disse...

Gentem ....
MtoO massa adoOreii
axeii o negóOciio do trabalhuÚ
BjoOo MtOO MaSSA !!!!


;*

Anónimo disse...

eu axei muito intereçante isso e tomare q eu seja bem na prova!!!

Anónimo disse...

eu gostei muito desse texto!!!
Finalmente eu consegui encontrar o que eu queria!! Para o meu trabalho de cinencias~^^
Parabens....esse site e nota 10!

Anónimo disse...

muito bem gostei muito do site
ele e muito interessante