quarta-feira, 25 de abril de 2007

DIA INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA


Rio Tejo - Vista para sul, a partir do Miradouro do Castelo

Vista para leste, a partir do Miradouro do Castelo


DIA NACIONAL DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO - 22 DE ABRIL DE 2007

Comemorou-se no passado domingo, 22 de Abril, o Dia Internacional do Planeta Terra e o Dia Nacional do Património Geológico, num workshop em Vila Velha de Ródão, subordinado ao tema" Património Geológico e Geomorfológico da região de Ródão", organizado pelo Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, a Associação de Estudos do Alto Tejo e a ProGEO Portugal ( Grupo nacional da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).



Vista para sudeste, a partir do Miradouro do Castelo

Castelo dos Templários - Ruínas


Da parte da manhã realizou-se uma visita de campo orientada pelos Professores Doutores Pedro Proença Cunha, da Universidade de Coimbra e António Martins, da Universidade de Évora.


Estes dois investigadores colaboraram na investigação sobre a região dos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa, procurando esclarecer a evolução geológica e da paisagem durante o Cenozóico.


A "aula de campo"decorreu no Miradouro do Castelo donde se avistam as Portas de Ródão inseridas numa envolvente paisagistica magnífica. As Portas de Ródão
foram consideradas um dos mais importantes geomonumentos existentes em Portugal ao nível da paisagem e actualmente decorre o processo de classificação como Monumento Natural.


Durante a tarde, na Casa de Artes e Cultura do Tejo e após a sessão de boas vindas da Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão foram desenvolvidos dois temas: "A investigação geológica e geomorfológica" e "A geoconservação"com a participação de diversos oradores.
De assinalar que as primeiras descobertas geomorfológicas de Vila Velha de Ródão remontam a 1907.
Foi muito interessante este dia diferente que passei com geólogos e geógrafos que me despertaram mais para a geodiversidade e para a geoconservação.

4 comentários:

Edmundo Bolinhas disse...

Excelente reportagem!
Precisamos de mais iniciativas deste género.

João Soares disse...

Está em dívida..Não vejo aqui o Bioterra. Não há mais postagens?
Bom trabalho e boa sorte para o Mestrado

Anónimo disse...

Olá,tive hoje conhecimento do seu blog através do programa Biosfera e decidi que tinha que o ver! Exelente blog com textos muito bem construidos!
Parabens

Todo Ambiente disse...

Vamos colocar em moda o que realmente precisa?! http://todoambientevm.blogspot.com/2010/04/moda-do-t-vai-pegar.html