quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Os valores da Geodiversidade



Devido às dificuldades que tenho sentido em interiorizar este tema, e para dar uso ao blogger, resolvi anotar aqui algumas ideias resumidas resultantes da leitura que fiz do capítulo 2. do livro de José Brilha, dos valores atribuídos à Geodiversidade.

Se à Geodiversidade se justifica proteger e conservar é porque se lhe atribui algum valor.

Segundo proposta de Gray (2004) os valores da geodiversidade a considerar:

O valor intrinseco - muito subjectivo, ligação às perspectivas filosóficas e religiosas de cada sociedade e cultura. Assim pode-se considerar o Homem, como ser de nível superior aos outros seres vivos da Terra, mas outros haverá que consideram o Homem inserido na Natureza e dela fazendo parte integral. No entanto, o valor intrínseco da geodiversidade é independente da forma como é valorizado o Homem.

Sobre este tema fiz algumas leituras mas tive algumas dificuldades, tendo em conta o aspecto filosófico que o tema requer e que não me sinto muito à vontade para discutir.

Assim passarei a anotar aspectos menos subjectivos e posteriormente tentarei reflectir em critérios de valorização que envolvem as diversas perspectivas teóricas.

Assim, após o valor intrínseco, considera, Brilha:

O valor cultural - valor da geodiversidade ligado a questões arquiológicas e históricas. O valor cultural está ligado a castros e castelos, nome de povoações, lendas, desenvolvimento da cerâmica, construção tradicional, ocorrência de fósseis, entre outros exemplos elucidativos.

O valor estético - é também uma atitude subjectiva, mas que se encontra ligada à observação de paisagens, e no caso, específico da produção artística inspirada na geodiversidade, que constitui património cultural de todos nós.





O valor económico - materiais geológicos (minerais, rochas, fósseis) têm o seu valor económico. A dependência da geodiversidade em termos energéticos (exploração do petróleo, do carvão, do gás natural, dos minerais radioactivos, calor interno da Terra, construção de barragens, aproveitamento da energia das marés e das ondas), a utilização de águas subterrâneas em especial, em anos de seca, e, ainda as aplicações das pedras e fósseis em joalharia e o seu comércio para colecções privadas.

O valor funcional - o valor funcional da geodiversidade pode ser de utilidade para o Homem dado que tem utilização nas mais variadas actividades humanas (vias de comunicação, barragens), armazenagem de resíduos em aterros, utilização do solo na agricultura e na produção vegetal, entre outras. No entanto, a geodiversidade pode como suporte de sistemas físicos e ecológicos, como se verificar-se na existência de abutres em arribas escarpadas do Rio Águeda, no Parque Natural do Douro Internacional.

O valor científico e educativo - A investigação científica ajuda a conhecer e a interpretar a geodiversidade e a reconstituir a história da Terra, contribuindo também para melhorar a relação do Homem com a geodiversidade. As saídas de campo proporcionadas pelas escolas,

Sem comentários: