segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

ZONAS HÚMIDAS


Uma zona húmida é:
“ uma área de sapal, paul, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas até seis metros de profundidade, na maré baixa e zonas costeiras e ribeirinhas”.
Esta definição inclui todos os ambientes aquáticos do interior e zona costeira marinha e foi adoptada pela Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas, em vigor desde 21 de Dezembro de 1975.
Portugal assinou a Convenção em 9 de Outubro de 1980 e ratificou-a em 24 de Novembro do mesmo ano (Decreto-Lei nº101/80, de 9 de Outubro), mas apenas entrou em vigor em 24 de Maio de 1981.
A Lagoa de Santo André ( Santiago do Cacém) é uma importante zona húmida e um dos 17 sítios RAMSAR de Portugal. Outro exemplo de zona húmida são os estuários, alguns considerados sítios Ramsar, como o Estuário do Rio Tejo.


RN Estuário do tejo - Alcochete -2004 ( foto do Núcleo de Lisboa da Quercus)

Em redor, deste estuário, um dos mais importantes da Europa, subsiste ainda uma paisagem com sapais, bancos de lodo, vestígios de antigas salinas e viveiros de peixe, entretanto desactivados, e, ainda, evidências de património de interesse histórico-arqueológico ligado a antigas práticas sustentáveis de exploração dos recursos do estuário, nomeadamente, os moinhos de maré e seus viveiros, que são necessário preservar.

As zonas húmidas litorais (lagoas, sapais, estuários) constituem um meio privilegiado para a sobrevivência e reprodução de muitas espécies animais terrestres e aquáticas. As condições abióticas específicas destes locais proporcionam a existência de uma grande riqueza piscícola, de bivalves e a grande diversidade de aves. No entanto, a caça excessiva, a poluição, a drenagem e o enxugo de terrenos constituem ameaças à sobrevivência destes espaços naturais.

Fonte: ICN

1 comentário:

Edmundo Bolinhas disse...

Conheço relativamente bem a Lagoa de Santo André. Tenho familiares que são de lá e moram a poucas centenas de metros da lagoa. É uma zona magnífica, que no entanto começa a ressentir-se das pressões que sobre ela são exercidas.
Também em Caldas da Rainha há uma zona húmida de elevado valor ecológico, é o Paul de Tornada, e embora não tenha a dimensão da Lagoa de Santo André, constitui um importantíssimo ecossistema da região Oeste pela sua riquíssima biodiversidade.